sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cabo Verde. Partidos entregam listas de candidatos às eleições legislativas


Os quatro partidos cabo-verdianos, que concorrem às eleições legislativas de 6 de fevereiro de 2011, já entregaram as listas de candidatos nos tribunais dos diversos círculos eleitorais do país.
Segundo a lei eleitoral, de Cabo Verde, o dia 28.12, foi o último dia para a entrega das listas, e o Movimento para a Democracia, (MpD), o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), a União Cabo-verdiano Independente e Democrática (UCID) e o Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) já entregaram as listas dos diversos círculos eleitorais do país.
Pelo círculo eleitoral de Santiago Sul encabeça a lista do PAICV o presidente do partido José Maria Neves (atual primeiro-ministro), seguido de Felisberto Vieira, (coordenador da região de Santiago Sul) de António Correia e Silva, (reitor da Uni-CV), o artista Mário Lúcio e Cláudia Rodrigues, (independentes).
Felisberto Vieira defendeu que a lista tem um equilíbrio territorial em relação aos três concelhos abrangidos e uma boa representação de mulheres, além da presença de independentes em lugares elegíveis.
Em S. Vicente, a lista do PAICV é liderada por Filomena Martins (antiga ministra da Educação). Os outros cabeças de lista do PAICV para os 13 círculos eleitorais são José Maria Veiga (Santiago Norte), Armindo Maurício (Santo Antão), Basílio Ramos (Sal), Aristides Lima (Boa Vista), Júlio Correia (Fogo), Clóvis Silva (Brava), Fernando Frederico (Maio), Sidónio Monteiro (Américas), Arnaldo Andrade (Europa) e Estêvão Rodrigues (África).
O MpD também entregou a lista de candidatos para o círculo eleitoral de Santiago Sul, encabeçada pelo presidente do partido, Carlos Veiga, seguido de José Filomeno Soares (condenador regional do partido), Abraão Vicente e Eunice Silva (independentes).
O coordenador da Comissão Política do MpD desta região disse aos jornalistas que a lista “é muito equilibrada”, com representação dos três concelhos e integrando pessoas, na sua maioria, com menos de 35 anos.
A lista do MpD por São Vicente também já foi entregue e é liderada por Jorge Santos (vice-presidente do partido). Entre os 11 efetivos, há apenas duas mulheres, Eva Caldeira Marques (independente, no 4º lugar) e Celeste Fonseca.
Os restantes cabeças de lista do MpD são Mário Silva (Santiago Norte), Eurico Monteiro (Fogo), Arlindo do Rosário (Santo Antão), Nelson Brito (São Nicolau), Janine Lelis (Sal), José Luís Santos (Boa Vista), Joana Rosa (Maio), David Lima (Brava), Emanuel Barbosa (Europa), Cândido Rodrigues (Américas) e Orlando Dias (África).
Já a UCID concorre em São Vicente com o presidente do partido, António Monteiro, Júlio Carvalho (Américas), Agostinho Santos (Europa), Nelson Miranda (Brava), Ulisses Centeio (Fogo), Elcino Lopes (S.Nicolau) e José Graça (Santo Antão).
O Partido do trabalho e Solidariedade (PTS) também já entregou a lista para o círculo de São Vicente, tendo como cabeça de lista Onésimo Silveira (antigo embaixador de Cabo Verde em Lisboa. O PTS não vai concorrer nos círculos de África e América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário