domingo, 24 de julho de 2011

África do Sul. Morreu o último ministro da Defesa do “apartheid”


Magnus Malan, o general que foi o último ministro da Defesa do regime do “apartheid” na África do Sul, morreu no 18.07 aos 79 anos.
Natural de Pretória, Magnus Malan foi comandante em chefe das forças armadas sul-africanas que defenderam o regime minoritário branco por mais de duas décadas, tendo ocupado a pasta de ministro da Defesa entre 1980 e 1991.
O ex-presidente F.W. De Klerk afastou-o do Ministério da Defesa em 1991, em pleno período de transição para a democracia multirracial, quando o general enfrentava já uma série de acusações de envolvimento numa campanha de desestabilização do processo que conduziria às eleições gerais de 1994, tendo na altura passado Malan para a pasta das Águas e Florestas.
Um dos casos mais graves a que estava associado era o das alegadas colaborações do aparelho de defesa do antigo regime com o Inkatha, de Mangosuthu Buthelezi, que alimentaria uma guerra interna contra o Congresso Nacional Africano (ANC) destinada a inviabilizar o processo democrático.
Malan sempre se recusou a colaborar com a Comissão da Verdade e Reconciliação e a real extensão do plano de desestabilização, que quase conduziu o país à guerra civil, nunca ficou claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário