terça-feira, 26 de julho de 2011

África do Sul. Nelson Mandela celebrou 93º aniversário na terra natal


O antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, celebrou no dia 18.07 o 93º aniversário com familiares e amigos na sua terra natal, enquanto os sul-africanos prestaram tributo ao ícone da luta anti-apartheid através da música e projetos comunitários.
Milhões de alunos sul-africanos começaram o dia a cantar uma versão especial dos “Parabéns a você” a Mandela, entoando um coro de desejos mundiais.
O presidente norte-americano, Barack Obama comparou Mandela a "um farol para a comunidade global, e para todos que trabalham para democracia, justiça e reconciliação".
Em 2009, as Nações Unidas estabeleceram o Dia Internacional de Nelson Mandela para honrar o líder sul-africano no dia do seu aniversário através de serviços comunitários. Nesse sentido, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou às pessoas para “fazerem a diferença”, apoiando os estudos de uma criança, investindo na luta contra a fome ou fazendo voluntariado num hospital ou centro comunitário.
"Pacifista e mentor para gerações, Nelson Mandela - ou Madiba como é carinhosamente conhecido por milhões de pessoas - é um símbolo vivo de coragem, sabedoria e integridade", disse Ban Ki-moon, ao acrescentar que “o melhor que se pode fazer é agradecer o trabalho do líder sul-africano empreendendo ações que inspirem a mudança”.
O atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, também visitou Mandela na sua terra natal, a cerca de mil quilómetros de Joanesburgo. "Vim para passar algum tempo com Mandela e a família, mas também para comer bolo. Era um bolo enorme", disse Zuma, a sorrir, ao acrescentar que o antigo presidente da África do Sul estava “absolutamente bem-humorado”.
Por sua vez a embaixadora Keitumetse Matthews, em Portugal, durante um jantar de angariação de fundos, disse ser “muito importante que toda a gente dê o máximo que puder, mesmo que seja pouco. Cada cêntimo importa”, disse, considerando que “devemos cumprir o sonho de Mandela”: “Ele fez muito pelo mundo, mudou a forma como o mundo pensa, e o mínimo que podemos fazer é ajudá-lo a realizar o seu sonho”, acrescentou.
Matthews lembrou a força de Mandela enquanto símbolo mundial da reconciliação e da luta anti-segregação racial e disse ainda que “o voluntariado, prática em vias de extinção, tem sido revigorado [pelo ex-líder]”.
O “legado de Mandela”, acrescentou, “de que podemos ser o mesmo e apenas um, vai perdurar no tempo”: “Isto pelo trabalho de Madiba mas também porque tivemos a sorte de todos os líderes da África do Sul terem acreditado nestes valores”, disse.
Dos cem milhões de euros que vai custar o Hospital Pediátrico Nelson Mandela, o Fundo já angariou 20 milhões. A meta até ao final do ano é chegar aos 50 milhões de euros.
Naquela que foi a primeira ação de angariação de fundos, o Fundo arrecadou 2.500 euros com o leilão de uma litografia do primeiro discurso do ex-presidente em liberdade, do fotojornalista Chris Ledochowski, e mais de mil euros com o leilão de dois livros, um de Mandela, outro do jornalista António Mateus.
Depois de cantarem os parabéns a Mandela, os convidados ouviram o presidente da comissão de angariação de fundos, Tito Mboweni, dizer que veio a Portugal “apelar aos bons corações, aos bons espíritos e aos bons bolsos para que seja possível cumprir o sonho de um grande homem”.
“O meu filho pediu-me para dizer ‘olá’ ao Cristiano Ronaldo. Eu acho que é uma boa ideia pedir ao jogador para nos ajudar nesta causa”, acrescentou.
Certo o projeto tem já o apoio do Hospital de S. João, no Porto. João Ferreira, presidente do conselho de administração, explicou que a parceria estratégica que o S. João estabeleceu com Hospital Pediátrico Nelson Mandela, que considera “uma iniciativa inspiradora”, dará frutos ao nível da “formação, prevenção e especialização”, à semelhança do que já acontece com outros países lusófonos.
Em novembro de 2009 as Nações Unidas declararam o dia 18 de julho como o dia internacional de Nelson Mandela para homenagear o líder sul-africano que conseguiu, através do diálogo e da integração, mudar o futuro do seu país.

Um comentário:

  1. Desculpe, mas é para corrigir o nome do Presidente do CA do HSJoão do Porto é António Ferreira.

    ResponderExcluir