segunda-feira, 18 de julho de 2011

Banco Mundial disponibiliza fundos financeiros para o sector público de águas


O Conselho de Administração de Directores Executivos do Banco Mundial aprovou, no dia 04.07, em Washington um crédito adicional no valor de USD120 milhões de dólares da Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA) para a implementação do projecto de desenvolvimento institucional do sector de águas cujo valor aprovado em 2008 para o projecto original foi de USD113.2 milhões de dólares.

O sector de água em Angola está a passar por um período de mudanças e investimentos avultados, o que representa tanto uma necessidade como uma oportunidade para o seu desenvolvimento institucional.

A rede de hidrologia vai ser reabilitada, e uma nova instituição foi criada para apoiar a gestão da bacia do rio de forma orientada.

O estabelecimento de empresas públicas para gerirem o abastecimento de água e o saneamento básico, estão também em curso em várias cidades do país.

Neste âmbito, a aprovação deste valor adicional irá contribuir para os esforços do Governo de Angola para melhorar o fornecimento de água para todos os angolanos.

Com estes fundos adicionais o IDA irá financiar a reabilitação e a expansão dos sistemas de distribuição de água para melhorar a sua capacidade, bem como aumentar o número de conexões domésticas nas áreas urbanas de nove capitais de províncias, nomeadamente, Malange, Kuito, N’dalatando, Uige, Huambo, Luena, Menongue, Lubango, e M’banza Kongo.

Os fundos adicionais vão mais especificamente, assegurar a expansão das actividades incluídas na componente três do projecto original para levar a cabo trabalhos de reabilitação dos sistemas de produção. Estes investimentos incluem: (a) a reabilitação das redes de produção e tratamento; (b) a construção de novos reservatórios de distribuição nas plantas de tratamento existentes; (c) a construção e apetrechamento de novos laboratórios para melhorar a qualidade da água; (d) substituição do equipamento electro-mecânico; (e) construção de novos poços; (f) construção de 403 kilómetros de redes de distribuição de agua; e (g) construção de 60,000 conexões domésticas.

Os fundos adicionais irão também preparar o cadastro técnico para 60.000 conexões de forma a assegurar o seguinte: a) um sistema de informação para medir o consumo da água; e b) um sistema para processar as facturas bem como os registos dos pagamentos dos consumidores.

O Projecto como um todo, de cerca de USD 233.2 milhões de dólares é agora uma parcela significativa no orçamento do Ministério da Energia e Água (MINEA) para o sector de Águas. O novo projecto (os fundos adicionais) está gradativamente induzindo todos os investimentos do Banco e de outras fontes para área de prestação de serviços de Água nas áreas peri-urbanas das cidades onde residem populações carentes. Essa mudança é um passo adiante no esforço do Governo de pós guerra com a construção de sistemas.

Com os dois projectos serão directamente beneficiados cerca de 1 milhão de pessoas em nove cidades com ligações do tipo fundo de quintal. Estima-se que uma cobertura de serviços de água de cerca de 45% será adicionada directamente pelo projecto em cada cidade, contribuindo para as metas estabelecidas pelo Governo”, disse o gestor do Projecto, Luiz Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário