domingo, 3 de julho de 2011

Grécia. País parcialmente parado por greve, imprensa saúda apoio de Paris


A imprensa da Grécia saudou a iniciativa de Paris de contribuir para o segundo plano de resgate ao país, que está parcialmente parado devido ao início de greves gerais.
Em Atenas, e ao contrário do metro, os transportes públicos não estão a funcionar e as ruas estão relativamente vazias porque muitas pessoas decidiram não ir trabalhar devido à convocação da greve geral deste ano, convocada pelos dois grandes sindicatos gregos, o GSEE, representativo dos assalariados do setor privado, e o ADEDY, representativo do setor público.
Os grevistas, essencialmente funcionários públicos, protestam contra o plano de austeridade 2012-2015, que foi votado no dia 29.06, no Parlamento.
Este plano, que prevê novos sacrifícios, permitirá que a Grécia, à beira da bancarrota, receba uma nova ajuda financeira dos parceiros e credores.
Além do aumento de impostos e de taxas, o plano também deverá permitir a supressão de postos de trabalho na função pública.
No setor da aviação civil, numerosos voos internos das duas companhias gregas, AEGEAN e OLYNPIC AIR, foram anulados devido à adesão à greve dos controladores aéreos.
No Pireu, o porto situado perto de Atenas, cerca de 200 militantes do sindicato comunista grego PAME impediram os barcos de partir no 29.06.

Entretanto, dois diários gregos saúdam a iniciativa dos bancos franceses de contribuírem para o novo plano de ajuda à Grécia, que consistirá na renovação por 30 anos de metade dos créditos privados concedidos para dar tempo a Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário